Por que é importante ter uma vida social na terceira idade? Saiba mais!

6 minutos para ler

A vida social na terceira idade é um hábito importante para o bem-estar e a longevidade. A comunicação com pessoas diferentes, em ambientes diversos, pode motivar o início de novas atitudes. Assim, estar aberto para experimentar o novo facilita a realização pessoal, como resultado de descobrir novas habilidades.

Sem dúvida, não podemos esquecer que ter uma vida social é fundamental durante todas as fases da nossa jornada na terra. As relações sociais são oportunidades de autoconhecimento a partir do descobrimento de novos jeitos de estar no mundo.

Dessa forma, conheça melhor o poder de uma boa vida social na terceira idade após a leitura deste artigo. Saiba as melhores vantagens de cultivar o hábito, como manter o corpo ativo, prevenir a depressão, aumentando a motivação diária e favorecendo a autonomia. Além disso, saiba que boas saídas podem fortalecer a saúde física e facilitar novas descobertas. Vamos lá?

Mantém o corpo ativo

Uma boa vida social pode favorecer que você mexa o seu corpo. Com uma turma de amigos animada na hidroginástica, há mais motivação para ir todos os dias. Dessa forma, a formação de grupos é uma ótima ideia para ajudar a manter o corpo ativo com por meio de exercícios físicos.

Além disso, quando falamos em vida social, também estamos nos referindo ao próprio convívio em casa. Fazer as principais refeições do dia em conjunto favorece o sentimento de fazer parte de uma comunidade, resultando em mais segurança e conforto. Além disso, quando estamos com pessoas queridas, a comunicação acontece de maneira mais leve, o que permite manter a mente e o corpo ativos.

Previne a depressão

A depressão é uma condição séria, que precisa de acompanhamento profissional com um psicólogo, psiquiatra e outros profissionais, como fisioterapeuta e personal trainer, a depender do contexto de cada pessoa. Contudo, a depressão pode ser prevenida, em determinados casos, quando o sentimento de que você é uma pessoa amada e querida por muitas pessoas está presente. E isso pode ser experimentado na interação com amigos e colegas.

Nesses momentos, fazer novos contatos também pode ajudar na manutenção de uma vida dinâmica e fortalecimento de uma rede de apoio. Conhecer grupos para a prática de atividades como ioga ou caminhada pode ser primordial para a criação de conversas importantes sobre como lidar e evitar a depressão.

Aumenta a motivação diária

Ter planos diários e semanais é um fator importante para estar motivado. É só imaginar a situação de em uma quarta-feira encontrar, para um almoço, um grupo de amigos do tempo da escola e na sexta-feira, encontrar familiares estimados que não via há muito tempo. Certamente, a sua semana irá começar animada com a expectativa desses bons compromissos.

Cultive a ideia de ter um caderno que possa escrever o que motiva você a acordar pela manhã, tomar um excelente café, alongar o corpo e fazer as tarefas diárias. Compartilhe seus objetivos com amigos e familiares. Dessa maneira, eles poderão ajudar você a encontrar as melhores formas de se manter motivado.

Por exemplo, colocar que tem motivação, pois quer se manter saudável para continuar aprendendo as lições de um novo curso que iniciou recentemente. Em alguns momentos, você pode ter dificuldade no aprendizado de algo, conversar sobre isso em um ambiente social com seus amigos pode ajudar você a superar esse desafio a partir de dicas.

Favorece a autonomia

Até aqui você já conferiu a importância de trabalhar o corpo e a mente como as chaves para o bem-estar por meio de uma vida social animada. Agora, outra dica importante é entender que você é capaz de fazer escolhas e, dessa forma, ter a liberdade de organizar a sua jornada.

Quando entramos em contato com pessoas que têm modos de vida e contextos diversos, há grandes chances de aparecer o sentimento de admiração por aqueles amigos recentes ou não. Esse sentimento é um importante aliado para inspirar você a caminhar com seus próprios passos.

Ou seja, você passa a se perguntar se também tem capacidade para fazer escolhas até ousadas. Esse exercício fortalece a sua independência, dando mais segurança para estar aberto ao mundo de possibilidades que a vida representa.

Facilita novas descobertas

Uma das melhores coisas em ter uma vida social é o contato com pessoas e a oportunidade de descobrir novos jeitos de observar determinadas situações. Além disso, é ótimo trocar referências sobre músicas preferidas, filmes que emocionaram ou mesmo lugares para visitar.

Explorar o novo ajuda na sua jornada de autodescobrimento. Por exemplo, ao assistir a um filme, você pode se emocionar com determinada cena ou o modo como algum dos personagens lida com a vida. Esses momentos são ótimos para refletir sobre qualidades e defeitos. Afinal, ser mais consciente sobre quem você realmente é, constrói e fortalece o seu bem-estar, pois, brigas e estresses podem ser sabiamente evitados.

Ajuda na autoaceitação

Independente da idade, em cada fase que passamos teremos alguns desafios sobre aceitar características e limitações do nosso corpo. Na infância, somos muito dependentes, na adolescência queremos a independência a qualquer custo, na vida adulta precisamos administrar e gerir a vida de gastos, lazer, família e trabalho. Enquanto na fase da vida a partir dos 60 anos, ocorrem algumas limitações físicas, além de ser um momento de se lidar com a ausência de amigos e entes queridos que já faleceram.

Estamos falando isso para dizer que a vida social permite a troca de experiências e isso pode ser fundamental para lidar bem com os desafios de cada etapa da sua vida. O sentimento de empatia facilita a aceitação das mudanças do corpo e da mente. Todos os dias construímos mais um pedacinho para lidarmos melhor com quem somos. Observar que o outro também passa por processos semelhantes é saber que você não está sozinha nesse movimento.

Agora que você já sabe as melhores atitudes para ter uma vida social na terceira idade, é hora de pôr a mão na massa. Aproveite e chame bons amigos para um jantar ou almoço. As boas risadas garantem uma ótima energia para ter motivação para a vida. Afinal, a sensação de fazer parte de uma comunidade de pessoas que você sabe que pode contar é um conforto para o coração.

Uma vida social saudável pode ser ideal para ter mais consciência das suas qualidades e defeitos. Caso você queira, aproveite e leia agora, gratuitamente, sobre a importância do autoconhecimento.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support