Veja 7 tipos de atividade física para se adaptar à sua rotina

tipos de atividade física
6 minutos para ler

Você conhece alguém que ama ir à academia? Aquela pessoa viciada em musculação, que fala aos quatro ventos que faz atividade física por prazer? Pois é, nem todo mundo é assim, e pode ser que você também não seja. Mas como o importante é se exercitar de alguma forma, estamos aqui para te mostrar alternativas à musculação tradicional.

A seguir, reunimos sete tipos de atividade física que podem se adaptar à sua rotina. Provavelmente você vai se identificar com algum. Acompanhe!

Tipos de atividades físicas que você pode encaixar na sua rotina

A atividade física deve estar presente na vida de todas as pessoas, não importa a idade. Afinal de contas, é uma prática que contribui não só para melhorar a saúde, como também para promover longevidade e um envelhecimento ativo.

Conheça agora algumas atividades que podem substituir a musculação (para você que não gosta dessa modalidade) ou até mesmo ser um exercício a mais no seu dia a dia, caso você curta frequentar a academia.

1. Dança

A dança não só auxilia você a se movimentar e a melhorar a saúde. Ela também traz benefícios na parte social, pois ajuda a conhecer novas pessoas e a aumentar o círculo de amizades.

Além disso, ao praticar a dança, você desenvolve seu lado criativo, melhora o equilíbrio, a mobilidade e a coordenação motora. Sem falar que é incrível se apresentar no palco para sua família e seus amigos nos festivais promovidos pelas escolas de dança, não é mesmo? Então se jogue no balé, na salsa, no samba, no forró e em outros estilos.

2. Yoga

O yoga é composto de inúmeras técnicas que envolvem respiração, meditação e movimentos corporais. A prática pode ser feita em grupo e promove uma conexão com seu eu interior, relaxamento e autoconhecimento.

Essa atividade respeita os limites de seus praticantes, além de fornecer benefícios como a redução da ansiedade e a melhora da postura e da coordenação motora. Também é excelente para fortalecer os pulmões, por causa dos exercícios de respiração.

3. Natação

A natação é um exercício físico maravilhoso, principalmente para praticar no verão. Afinal, nada melhor que se refrescar nos dias quentes, não é mesmo? Além disso, essa atividade oferece a melhora do condicionamento físico e da capacidade respiratória.

Essa prática também proporciona o desenvolvimento cognitivo, já que você aprende algo novo. A natação também ajuda no relaxamento, graças aos exercícios de flutuação, por exemplo.

4. Circuito funcional

O treino funcional é um dos tipos de atividade física mais divertidos, que proporciona interação social e trabalho em equipe. Isso acontece porque alguns exercícios são praticados em dupla. Também é importante ressaltar a força que uma pessoa dá a outra a fim de todos cumprirem o circuito.

É essencial que você tenha profissionais adequados guiando o treino funcional, para que eles saibam suas limitações e adéquem a atividade ao seu perfil. Esse exercício é feito para melhorar o dia a dia das pessoas. Não é à toa que há treinos subindo e descendo degraus, por exemplo.

Alguns dos benefícios dessa prática são os ganhos em mobilidade, flexibilidade e coordenação motora, bem como o aumento da resistência física e respiratória.

5. Ciclismo

Se tem um ditado que todo mundo conhece é “fazer tal coisa é igual a andar de bicicleta”, ou seja, não dá pra esquecer. E que tal realmente andar de bicicleta e fazer disso um exercício diário que trará inúmeros benefícios para a sua saúde?

Essa prática fortalece os músculos, principalmente os das coxas e dos glúteos, assim como contribui para o aumento da resistência respiratória e física. Além disso, ajuda a controlar a pressão arterial, já que a frequência cardíaca aumenta.

6. Boxe

Acha que o boxe é uma atividade bruta para você? Calma, vamos mostrar os benefícios que esse exercício traz, principalmente para um envelhecimento ativo. Existe uma modalidade do boxe em que não há luta no ringue ou contato direto. Ela é voltada para quem quer praticar o esporte, mas sem aquela brutalidade toda.

Um benefício essencial que essa atividade traz é a melhora na capacidade musculoesquelética. Sendo assim, seu corpo se beneficiará da redução do perigo de perder massa óssea, ou seja, diminuirá as chances de você desenvolver osteoporose.

O boxe também promove a melhora postural e das articulações, reduzindo a possibilidade de artrose, já que ocorre a redução do desgaste nas cartilagens. A flexibilidade que essa atividade proporciona traz também uma maior mobilidade para quem pratica.

7. Caminhada

Essa atividade é fácil, apresenta baixo impacto e pode ser praticada em qualquer lugar. Se perto de você não há um parque ou um ambiente mais adequado para realizar a caminhada, faça na rua da sua casa ou mesmo no seu quintal. O importante é se exercitar.

Com a caminhada, você vai espairecer a mente, melhorar sua saúde e ainda pode emagrecer. Não perca tempo e chame alguém para lhe acompanhar nessa atividade. Será um ótimo momento para colocar o papo em dia, não acha?

Principais vantagens de se exercitar depois dos 40 anos

Depois de conhecer sete atividades que podem substituir a musculação na academia e que são indicadas para pessoas de qualquer idade, chegou o momento de conferir alguns benefícios de se exercitar após os 40 anos para envelhecer bem.

Ao longo dos anos, o nosso organismo muda e o corpo passa a responder de forma diferente aos estímulos externos, tais como a prática de atividade física. Por isso, é importante seguir uma rotina de exercícios depois dos 40 anos. Seja com uma aula em um espaço fechado, seja com uma atividade ao ar livre, você vai desfrutar de vantagens como:

  • redução da gordura corporal;
  • melhora da flexibilidade;
  • prevenção de osteoporose e artrose, devido ao fortalecimento das articulações;
  • aumento da socialização e do círculo de amizades;
  • melhora na produção de hormônios;
  • auxílio no controle do estresse e da ansiedade.

Neste post, vimos as principais vantagens que diversos tipos de atividade física podem trazer. Esses exercícios fogem da tradicional academia focada em musculação e permitem que você conheça novas modalidades. Procure ajuda de profissionais para uma avaliação e comece a suar a camisa. Sempre há tempo para uma boa mudança de hábitos!

E aí, gostou da nossa conversa? Quer que os seus amigos e a sua família também conheçam alguns tipos de atividade física fáceis de implementar na rotina e que fogem da tradicional musculação? É simples: compartilhe este post agora mesmo nas suas redes sociais.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support