Entenda agora o que costuma ser lido no resultado de exames de sangue
Cuidar da nossa saúde pode ser um desafio, sobretudo em dias corridos como os atuais. No entanto, com os avanços da ciência, ficou muito mais simples detectar qualquer problema de forma precoce, mantendo o nosso organismo em pleno funcionamento. Pensando nisso, preparamos este post explicando o que costuma ser lido no resultado de exames de sangue.
Trata-se de um recurso muito importante e que, quando solicitado e interpretado por um médico com boa qualidade técnica, pode ajudar na avaliação de diversos parâmetros, permitindo que o paciente mantenha-se saudável na juventude e tenha a possibilidade de um envelhecimento ativo com o passar do tempo.
Continue lendo e aprenda mais sobre o tema!
O que costuma ser identificado no resultado de exames de sangue?
Os exames de sangue são análises laboratoriais que avaliam determinados parâmetros por meio de uma amostra sanguínea do paciente, de forma que o médico solicitante possa verificar se eles estão dentro da normalidade ou se apresentam indícios de algum problema ou desequilíbrio no organismo desse indivíduo.
Via de regra, um exame de sangue oferece informações valiosas sobre diversas doenças, bem como funções de alguns órgãos, como fígado, rins, pâncreas, glândulas endócrinas e muito mais. Vale lembrar que ele pode ser feito por qualquer pessoa, como crianças, adultos e idosos, não havendo uma contraindicação específica.
Na prática, os exames de sangue são feitos de maneira bem padronizada, independentemente do local. A área para a retirada da amostra, usualmente no braço, é higienizada com álcool, um garrote é colocado em uma região acima e uma agulha é inserida na veia, direcionando o material para um ou mais tubos, que depois são encaminhados para o laboratório.
Entre as doenças que podem ser identificadas nos exames de sangue, podemos destacar os diversos tipos de anemia, infecções de origem bacteriana ou viral, hiper e hipotireoidismo, diabetes mellitus, alergias e muito mais, além de doenças no fígado, nos rins e no pâncreas, por exemplo. Por isso, é essencial que o resultado seja observado por um médico.
Quais são os parâmetros analisados nos exames de sangue?
Agora que você já está mais familiarizado com o conceito dos exames de sangue e descobriu o que costuma ser lido no resultado da análise, vamos nos aprofundar no tema e explicar quais são alguns dos principais parâmetros orgânicos que serão analisados pelo médico que fez o pedido. Acompanhe!
Hemograma completo
O hemograma completo é, provavelmente, o mais popular dos parâmetros analisados nos exames sanguíneos. Motivos para isso não faltam, uma vez que é através dele que serão avaliadas as células que compõem o sangue humano, como os glóbulos brancos, as plaquetas e as hemácias, também chamadas de eritrócitos ou glóbulos vermelhos.
Mais do que apenas a sua quantidade, serão verificadas outras características, como forma e volume, por meio dos chamados índices hematimétricos. No VCM, por exemplo, que é a sigla para Volume Corpuscular Médio, é checado o tamanho das hemácias, enquanto o HCM, que é a Hemoglobina Corpuscular Média, indica a concentração de hemoglobina.
Glicemia e hemoglobina glicada
Não dá para falar dos parâmetros analisados nos exames de sangue, sem citar aqueles que estão relacionados com o diabetes. A glicemia de jejum, por exemplo, mostra a quantidade de açúcar no sangue naquele momento. E a hemoglobina glicada exibe os níveis glicêmicos do paciente nos últimos 3 meses.
Ureia e creatinina
A ureia e a creatinina são dois subprodutos do funcionamento dos rins e estão presentes na corrente sanguínea dos seres humanos. A sua medição, que pode ser solicitada nos exames de sangue, servirá para que o médico avalie se existe algum grau de comprometimento dos rins, indicando a presença ou a probabilidade de nefropatia ou insuficiência renal.
ALT e AST
ALT e AST são siglas que servem para identificar duas enzimas muito importantes, que são produzidas pelo fígado. Da mesma forma como diversos outros parâmetros, quando estão em concentrações muito elevadas no sangue, podem demonstrar que existe alguma lesão no órgão, como hepatites, cirrose ou até mesmo câncer.
Hormônios tireoidianos
A análise dos chamados hormônios tireoidianos, por sua vez, ajuda a verificar a saúde de uma glândula muito importante para o organismo humano, que é a tireoide. São eles o TSH, que estimula a produção, e o T3 e T4. Dependendo dos valores, pode ser diagnosticado hiper ou hipotireoidismo, muitas vezes até mesmo antes de haver alguma manifestação clínica.
Colesterol total e frações
Solicitações para análise de colesterol total e frações são extremamente comuns nos exames de sangue, tendo em vista que esses parâmetros ajudam a identificar um potencial risco para o desenvolvimento de diversas doenças. São eles o HDL, LDL e VLDL que, juntos à avaliação de triglicerídeos, formam o perfil lipídico, muito ligado a problemas cardiovasculares.
Quais as dicas para fazer um exame de sangue?
Depois de descobrir o que é, o que costuma ser lido e os parâmetros nos resultados de exames de sangue, vamos dar algumas dicas úteis para você quando o seu médico de confiança solicitar esse tipo de avaliação. Confira!
Preste atenção ao horário do exame
É muito importante que, antes de dormir na noite anterior ao seu exame, você saiba ao certo o horário do mesmo. Embora nem sempre seja preciso realizá-lo pela manhã, você precisa ter em mente que, enquanto alguns parâmetros dispensam o jejum, outros são feitos em horários específicos, pois variam ao longo do dia, como a dosagem de ferro e alguns hormônios, como o cortisol.
Saiba quando o jejum é necessário
Muita gente acha que o jejum é necessário em todos os exames de sangue, mas o fato é que, dependendo do caso, você não precisa mudar muito seus padrões de nutrição. Apenas alguns resultados podem aparecer alterados pela alimentação, como glicose e triglicerídeos. Você pode conseguir essa informação com o seu médico ou com o próprio laboratório.
Cuidado com bebidas alcoólicas e exercícios
É recomendável que, para realizar exames de sangue, as pessoas não realizem exercícios muito intensos, especialmente nas 48 horas anteriores. Além disso, quem fuma ou tem o hábito de ingerir bebidas alcoólicas, deve manter dois ou três dias de abstinência, pois eles podem interferir nos resultados, sobretudo nos níveis de glicose e triglicerídeos.
Os exames de sangue são muito importantes e um recurso valioso na medicina moderna, seja para analisar as causas de algum sintoma, identificar doenças ou até mesmo para um simples check-up.
Gostou de aprender mais sobre os exames de sangue? Quer marcar uma consulta com um profissional qualificado para fazer a solicitação e/ou avaliar seus resultados? Então, entre em contato conosco e agende o seu atendimento com um de nossos médicos!