Entenda a importância da qualidade do sono

qualidade do sono
6 minutos para ler

Descansar bem é uma parte essencial da nossa rotina, uma vez que vivemos uma época estressante e raramente estamos desconectados. O cansaço, a ansiedade e até mesmo o nervosismo são características comuns dessa nossaera digital e, por isso mesmo, é fundamental valorizar a importância da qualidade do sono.

É justamente nesse momento que o nosso organismo pode se recuperar do estresse físico e mental, preparando o corpo e acognição para encararmos, com sucesso, mais um expediente de trabalho, estudo ou qualquer atividade que façamos. Continue lendo o post e aprenda mais sobre o assunto!

Qual a importância da qualidade do sono?

As horas que passamos dormindo são responsáveis por uma série de funções orgânicas e reações químicas muito importantes, que ajudam o nosso corpo a se recuperar dos estresses aos quais somos submetidos durante o dia, fazendo que com possamos nos manter com um bom equilíbrio psíquico, emocional e metabólico.

Além disso, é durante o sono que a nossa disposição é restabelecida e o cansaço é superado, sobretudo pela atividade restauradora de reparo dos tecidos, crescimento muscular e síntese proteica. Por isso, quem sofre de insônia ou dorme mal apresenta sinais e sintomas claros, que podem levar à perda de qualidade de vida a longo prazo.

Como o sono se altera com o passar do tempo?

É fácil perceber que a maneira como dormimos se altera com o passar do tempo e a forma como umidoso dorme é diferente da de um bebê, por exemplo. Isso ocorre, sobretudo, por conta de um hormônio chamado melatonina, que é responsável pela regulação dos ciclos de sono e vigília.

O pico máximo de produção dessa substância nos seres humanos ocorre em torno dos 3 anos de idade e, com o passar dos anos, a sua fabricação vai diminuindo. Por isso, os recém-nascidos podem chegar a dormir por 18 horas, enquanto o recomendável para adultos é em torno de 8 e os mais velhos podem ter 5, 6 a 7 horas de sono por dia.

Apesar do tempo, por si só, ter a sua importância, o que mais interessa é a qualidade de uma noite bem-dormida, com um sono tranquilo e sem interrupções. É somente dessa maneira que o nosso organismo é reparado se recupera plenamente, impactando positivamente a nossasaúde física e mental, além de fortalecer nosso sistema imunológico.

Quais as melhores dicas para um bom sono?

Agora que você já entendeu melhor qual a importância da qualidade do sono e descobriu como esse ciclo se altera, naturalmente, com o passar dos anos, chegou a hora de darmos algumas dicas úteis para que você possa dormir bem. Continue lendo este conteúdo e descubra como ter sonhos tranquilos!

Respeite o seu horário de dormir

Respeitar o seu horário de dormir é uma das melhores dicas para um bom sono. Isso é ainda mais importante nos dias de hoje, nos quais vivemos uma rotina bastante corrida e, dificilmente, conseguimos parar para fazer as coisas do jeito certo. No entanto, essa é uma ação simples, que pode fazer toda a diferença.

Quando você cria o hábito de ir sempre para a cama, mais ou menos, na mesma hora, o seu organismo se habitua a isso e já vai se aprontando para o seu descanso. Além disso, por mais que nos finais de semana você decida acordar mais tarde, por exemplo, o ideal é não fugir muito desse padrão, se isso for possível.

Deixe o celular um pouco de lado

Estamos vivendo uma era digital e isso influencia em qualquer idade, uma vez que oenvelhecimento ativo faz com que mesmo as pessoas mais velhas estejam sempre conectadas com os seus gadgets favoritos. Por conta disso, é muito comum que a gente vá para a cama com o celular na mão, checando as novidades.

Isso é um tremendo erro, sob os mais diversos aspectos. Além de a mente ficar desperta com a luz estimulante dos aparelhos, também podemos ficar agitados com notícias ou conversas nos aplicativos de comunicação. O ideal é desligar tudo quanto antes e, quando der, deixar o smartphone em um local fora do quarto. 

Aposte em um ambiente escuro

Sabe todas essas reações químicas e fisiológicas que falamos que o ser humano tem durante o sono? Elas são mais eficientes quando dormimos em um ambiente calmo e escuro. Por isso, antes de dormir, você não pode deixar de apagar as luzes, inclusive aquelas indiretas, como de abajures, dispositivos eletrônicos e pequenas luminárias. 

O essencial é que seu quarto fique bastante aconchegante e calmo, sem claridade incidindo sobre seus olhos ou sons que possam interromper o seu descanso. Você também deve evitar tirar sonecas prolongadas durante o dia, não ultrapassando meia hora nessa prática, pois isso pode tirar o sono à noite.

Faça atividades físicas regulares

Não é novidade para ninguém que a prática de atividades físicas é altamente benéfica para o organismo humano e o sedentarismo está ligado a uma série de doenças, e problemas comuns nos dias de hoje. Sendo assim, não deixe de lembrar que você deve fazer, pelo menos, 30 minutos diários de exercícios.

O melhor de tudo é que você pode escolher a modalidade que mais agrada, como caminhadas, partidas de algum esporte com os amigos ou natação. O essencial é que seja constante e, de preferência, feito algumas horas antes de dormir, para que a energia e a disposição não atrapalhem o seu sono.

Evite café e alimentos pesados

Por fim, as escolhas que você faz em termos denutrição também influenciam bastante na qualidade do sono. Comer alimentos muito pesados à noite, por exemplo, pode fazer com que você sinta desconforto e tenha dificuldades para relaxar. O mesmo vale, logicamente, para o café e outras bebidas que contenham cafeína.

Se você sente fome nesse período, o mais indicado é apostar em lanches leves e de fácil digestão, como uma fruta ou alimentos integrais. Se você gostar, uma ideia interessante é apostar em bebidas que favorecem o sono, como um copo de leite morno, chá de camomila ou mesmo uma taça de vinho.

Como você viu ao longo desse post, a importância da qualidade do sono é tremenda e dormir bem ajuda o nosso organismo a se preparar para os desafios do dia seguinte!

Gostou de aprender sobre a importância da qualidade do sono? Então, compartilhe livremente este conteúdo em suas redes sociais!

Você também pode gostar

Um comentário em “Entenda a importância da qualidade do sono

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support