Hidroterapia: 6 benefícios dessa prática
A hidroterapia é um tratamento que utiliza água para lidar com os efeitos de doenças articulares, reumáticas e neurológicas. Os exercícios terapêuticos acontecem em piscinas seguras, para promover qualidade de vida aos praticantes. Por isso, a hidroterapia é uma opção realmente confortável e facilita a diminuição da dor, em especial nas pessoas idosas.
Após a leitura deste texto você entenderá como a hidroterapia é feita na prática e quais os cuidados necessários antes de inicia-la. Além disso, fizemos uma seleção dos seis melhores benefícios da atividade. Continue agora a leitura para ficar por dentro do assunto.
O que é a hidroterapia?
Apesar de terem semelhanças, a hidroterapia é diferente da hidroginástica. É importante falar sobre isso, pois às vezes gera uma confusão que pode ser prejudicial para a saúde do corpo. A hidroginástica atua no condicionamento físico em geral. Já a hidroterapia é um tratamento, usado principalmente contra doenças reumáticas e outras que atingem as articulações. A hidroterapia também tem outros nomes como terapia aquática, fisioterapia aquática e hidrocinesioterapia.
Embora muitas pessoas idosas façam hidroginástica como forma de terapia, no sentido de melhorar a qualidade de vida, é importante ter cuidado e saber a diferença entre as duas situações.
Imagine que a pessoa tem um problema no joelho e escolhe fazer hidroginástica. Há alguns exercícios que utilizam da força dessa articulação, o que pode resultar em um agravamento do problema. Por outro lado, a hidroterapia pode atuar exatamente nas partes onde o joelho precisa se fortalecer para que não aconteçam maiores problemas. Na dúvida, não deixe de consultar um profissional especializado, pois ele saberá analisar os limites do seu corpo, indicando a melhor atividade.
Como a atividade é feita na prática?
Se você decidir começar a hidroterapia, saiba que ela funciona em três momentos. No primeiro, os músculos são preparados com movimentos leves, para que recebam maior fluxo sanguíneo e fiquem aquecidos. Após isso, são iniciados exercícios com objetivos específicos para cada paciente. Depois são feitos procedimentos de relaxamento.
Materiais como cama elástica, banquinho (step), flutuadores, coletes e tornozeleiras são utilizados para os exercícios da hidroterapia. Pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos utilizam desses recursos para recuperar os movimentos suavemente.
Quais os benefícios?
A água tem um poder medicinal já citado em papiros, murais e objetos diversos desde os gregos antigos. Ao longo da história, a água foi muito utilizada em tratamentos de reabilitação. Outro fator que destaca a importância dela como forma de alcançar estados de qualidade de vida é o seu vasto aparecimento em histórias e poemas. Como disse o escritor Guimarães Rosa, “perto de muita água, tudo é feliz”.
Fortalecimento dos músculos
A resistência da água deixa os movimentos corporais mais lentos, possibilitando uma velocidade constante e maior eficácia no exercício muscular. É como se o corpo estivesse em câmera lenta. Por isso, essa propriedade da água pode ser muito importante para atuar no fortalecimento muscular.
Redução do estresse e ansiedade
Depois de um bom banho de mar ou de piscina, você já sentiu aquela sensação de relaxamento tão grande que teve vontade de dormir? Isso não acontece à toa, mas sim por conta das propriedades que a água em contato com o nosso corpo promove. Dessa maneira, os problemas do cotidiano podem ser observados com menos desgaste, o que reduz o estresse e a ansiedade.
Estímulo do convívio social
Manter um corpo ativo ao lado de pessoas que também estão fazendo isso estimula a boa comunicação, e a partir do momento em que estamos em movimento com parceiros de exercício, isso pode ser bem encorajado.
Auxílio na circulação vascular
A hidroterapia é uma atividade física que promove a melhoria na circulação vascular. Os movimentos forçam os músculos, contraindo-os. Para isso, é necessário que o corpo bombeie mais sangue, aumentando o fluxo sanguíneo. O resultado são muitos benefícios para a saúde, como a prevenção de doenças cardiovasculares.
Melhora do humor
Você tem percebido que muitos dos benefícios da hidroterapia estão inter-relacionados? A melhora do humor, por exemplo, pode começar a partir do relaxamento do corpo, pelo estímulo do convívio social, redução de estresse e ansiedade. Além disso, o bom humor também pode ser alcançado ao se perceber que os objetivos estão sendo sendo atingidos. Isso aumenta a autoestima, gerando mais confiança e tranquilidade.
Aumento da flexibilidade
A prática de movimentos na água promove gradualmente o aumento da flexibilidade. Essa habilidade é fundamental para que o corpo idoso previna lesões que podem acontecer no dia-a-dia. Sabe aquela esticadinha a mais que você fez para pegar algum objeto e depois ficou com uma dor na coluna? Essa situação pode ser evitada com a prática da hidroterapia.
Quais cuidados tomar antes de iniciar a prática?
Como falamos no início deste texto, é muito importante que um médico ou fisioterapeuta indique a melhor modalidade para cada caso. Além disso, há alguns cuidados importantes que devem ser tomados antes, durante e depois da realização das sessões de hidroterapia.
Evite comer pouco tempo antes de ir para a sessão, afinal, o corpo irá se movimentar, e se a barriga estiver cheia você pode ter vontade de vomitar ou ficar enjoado. Alimente-se duas horas antes do exercício com comidas ricas em carboidratos e nutrientes para ter energia durante a realização da atividade. Durante a atividade, observe os limites do seu corpo e mantenha total atenção à realização dos exercícios, focando na respiração. Após a realização da atividade, lembre-se de tomar bastante água e descansar o corpo.
Viu como a hidroterapia pode ser uma ótima solução para lidar com dores nas articulações e outras condições reumáticas ou neurológicas? A água é um importante elemento que, em contato com o corpo, ajuda no fortalecimento muscular, aumentando a vitalidade e promovendo a qualidade de vida.
Agora que você já sabe dos benefícios da hidroterapia, continue bem informado sobre saúde e bem-estar. Para isso, basta seguir as nossas redes sociais e acompanhar todo o nosso conteúdo.