Saiba como manter a saúde no processo de envelhecimento da pele

envelhecimento da pele
6 minutos para ler

A pele é o maior órgão que nós temos. Além de proteger e revestir o nosso corpo, ela tem como funções a troca de gases com o meio externo, a regulação da nossa temperatura e a excreção de substâncias que não são mais úteis ao organismo.

No entanto, assim como qualquer outra estrutura do corpo humano, ela sofre com a ação do tempo. Com os anos, as células passam a se renovar de modo mais lento, a produção de proteínas (como o colágeno) cai e é natural que rugas e até mesmo problemas de saúde surjam na pele.

E então, como manter a saúde durante o processo de envelhecimento da pele? A seguir, veremos como proteger esse grande órgão das ações do tempo e do meio ambiente. Vamos lá!

Como se dá o envelhecimento da pele?

O envelhecimento da pele é um processo natural, que acontece por causa de alterações no metabolismo do ser humano com a passagem do tempo.

Ao nascermos, temos um metabolismo muito acelerado e estamos começando do zero. Nesse momento, as nossas células estão com uma alta taxa de renovação, sendo produzidas em uma velocidade impressionante.

O tempo passa e essa velocidade vai caindo progressivamente. Assim, temos uma renovação mais lenta, o que faz com que o tecido vá envelhecendo. Esse processo, inclusive, ocorre também com outros órgãos e estruturas do corpo.

Quais são os tipos de envelhecimento da pele?

São basicamente dois: intrínseco e extrínseco. Envelhecimento intrínseco é o que acontece de dentro para fora, ou seja, o que foi mencionado acima. Ele se dá a partir da passagem do tempo, e as maneiras de combatê-lo envolvem os cuidados com os hábitos e a adoção de um estilo de vida mais saudável.

O extrínseco, por sua vez, é o envelhecimento de fora para dentro. Ou seja, ele ocorre quando fatores externos atuam sobre a saúde da nossa pele, como a poluição, os raios solares, o uso inadequado de produtos e muito mais.

Como cuidar da saúde no processo de envelhecimento da pele?

Agora, você verá algumas dicas para que o processo de envelhecimento da pele não gere impactos negativos na sua saúde.

Não se esqueça do protetor solar

O primeiro passo para garantir a saúde da pele durante o processo de envelhecimento é, sem dúvida, usar protetor solar diariamente. Eles devem ser utilizados até mesmo quando estamos em ambientes internos, ou seja, dentro de casa ou no trabalho.

Os protetores bloqueiam ou, pelo menos, reduzem a ação dos raios solares nas células da nossa pele. A longo prazo, a falta dessa proteção pode resultar em manchas, linhas de expressão e até problemas mais graves, como o câncer de pele, um dos mais comuns no Brasil.

Limpe o rosto todos os dias

A limpeza do rosto também é muito importante e deve ser feita todos os dias. A dica é utilizar produtos que tenham a ver com o seu tipo de pele — mais oleosa ou mais seca, por exemplo.

Esse passo é fundamental para garantir a eliminação das impurezas, como as partículas de poluição. O indicado é lavar o rosto ao acordar e ao chegar em casa, ou antes de dormir.

Hidrate a pele

Depois da limpeza, é hora de hidratar a pele. Esse é um passo que também deve ser feito por quem tem a cútis mais oleosa, desde que os hidratantes utilizados sejam mais leves e livre de óleos.

Para pessoas idosas, esse hábito faz ainda mais diferença, visto que a pele tende a ficar mais fina e ressecada com o tempo. Ah, e não se esqueça de hidratar a pele como um todo, ok? Os cuidados mencionados aqui não são apenas para o rosto, mas para o corpo inteiro.

Adote uma alimentação saudável e hidrate-se

Cuidar da pele de dentro para fora é mais uma boa prática para a saúde. Por isso, procure adotar uma alimentação saudável, reduzindo ao máximo o consumo de produtos industrializados em sua dieta.

Outra dica fundamental é: beba água. Pequenos goles ao longo do dia vão garantir a hidratação das suas células, beneficiando também a sua pele.

Evite o estresse

O estresse é um dos grandes inimigos da saúde, e isso também se aplica quando o assunto é a saúde da pele durante o envelhecimento. Por isso, faça atividades que tragam prazer ao seu dia a dia.

Hobbies são muito importantes e não devem ser negligenciados sob nenhuma hipótese. Dance, cante, faça trabalhos manuais, organize uma sessão de cinema em casa com a família. Tudo isso vale para reduzir os níveis de estresse.

Durma bem

O sono também é uma poderosa arma contra os efeitos negativos do envelhecimento da pele para a saúde. Descansar é essencial, e é nesse momento que muitas células do organismo se renovam.

Sendo assim, durma cerca de oito horas por noite. Caso tenha dificuldades em dormir bem, não se preocupe: fale com o seu médico para que, juntos, vocês possam identificar as causas do problema e descobrir como solucioná-lo.

Elimine o tabagismo e o álcool

Por fim, se você deseja uma pele saudável e bonita, é preciso abandonar hábitos nocivos como o tabagismo e o consumo de álcool.

Tanto o cigarro quanto as bebidas são altamente inflamatórios, cheios de toxinas que levam as células à morte (em um processo conhecimento como apoptose celular) e fazem mal ao organismo como um todo. Evite ao máximo!

É possível amenizar rugas e linhas de expressão?

O surgimento de rugas e linhas de expressão também é um produto, ou seja, um resultado do envelhecimento da pele. Logo de cara, saiba que os cuidados apontados acima tendem a ajudar muito nesse aspecto, melhorando o aspecto cutâneo e evitando o aparecimento dessas marcas.

No entanto, elas fazem parte do processo natural de envelhecimento. E cada uma conta um pouco da nossa história, mostrando como chegamos até ali. Por isso, não há necessidade de associar rugas aos problemas de saúde relacionados à pele, como ressecamento e até mesmo câncer.

Mas é possível amenizá-las. E, para isso, você pode usar produtos antissinais ou anti-idade, que são dermocosméticos específicos para esse propósito, desde que sejam receitados pelo médico dermatologista. Mas não se engane: as rugas vão aparecer de qualquer jeito, e está tudo bem!

Como vimos, cuidar da saúde durante o envelhecimento da pele é algo muito simples. Além disso, a partir desses cuidados, aprendemos a conviver melhor dentro do nosso próprio corpo e a valorizar quem realmente somos. É, então, um grande processo de autoconhecimento.

E você, o que faz para cuidar da sua pele? Conte para a gente nos comentários e aproveite a oportunidade para tirar as suas dúvidas sobre o assunto!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support