Confira 9 cuidados que você deve ter com a sua saúde mental

7 minutos para ler

Os cuidados que você deve ter com a sua saúde mental são fundamentais para conseguir êxito em todos os campos da sua vida, uma vez que paz e clareza de raciocínio estão muito ligadas à qualidade de vida. No entanto, é notório que essa tarefa é bastante complexa em um mundo tão estressante quanto o dos dias de hoje.

Felizmente, existem formas e estratégias inteligentes para reverter esse cenário, por meio das quais você pode ficar com a cabeça mais leve, funcional e eficiente. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas dicas práticas para que você possa superar esse desafio. Confira!

1. Reflita sobre as suas prioridades

O primeiro dos cuidados que você deve ter com a sua saúde mental consiste em refletir sobre as suas prioridades. Afinal, em tempos tão corridos quanto os dias de hoje, é bastante comum que a gente entre em uma espécie de “modo automático”, fazendo as coisas sem pensar e sem considerar se aquilo realmente é relevante para nós.

Você não deve fazer sacrifícios grandes ou minar sua saúde por um trabalho que você não acredita ou uma carreira que não é exatamente o que você sempre sonhou. Faça uma boa avaliação das questões profissionais e pessoais, abrindo caminho para eventuais mudanças e apostando em decisões que traduzam os seus verdadeiros interesses.

2. Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos são essenciais para uma rotina saudável e um envelhecimento ativo, devendo fazer parte da rotina de qualquer pessoa. Além dos benefícios físicos, há um fator lúdico em sua prática, que contribui para que a mente fique mais relaxada e até para que a gente tenha um sono mais reparador durante a noite.

Mas, claro, não é preciso virar um atleta da noite para o dia ou tampouco fazer alguma modalidade que você não goste: o ideal é achar algo que dê prazer e manter a constância no que escolheu. Se for um esporte coletivo, melhor ainda, visto que eles promovem a interação entre colegas e pode até melhorar a sua comunicação com as outras pessoas.

3. Aposte no poder da meditação 

A prática da meditação é milenar e, com o passar dos anos, a ciência vem comprovando que ela traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. É uma maneira simples e agradável de nos mantermos presentes, conscientes e com plena cognição, mesmo quando estivermos expostos a momentos de angústia e pressão.

Existem muitas vertentes diferentes e, com a grande popularização dessa atividade, você pode encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil. Com o passar do tempo, você aprenderá a controlar melhor os seus pensamentos, separando o que é bom e ruim e não deixando qualquer problema banal fazer estragos nas suas emoções.

4. Não abra mão de momentos de lazer

Não abrir mão dos momentos de lazer é outro dos cuidados que você deve ter com a sua saúde mental. Isso é muito importante e, mesmo que você seja muito focado no trabalho ou em suas atividades principais, é essencial separar algumas horas semanais para os seus hobbies e as suas atividades preferidas.

O essencial é que seja algo que ajude a trazer paz de espírito e não demande muito esforço, como uma pequena viagem com a família, reunir-se os amigos ou até mesmo assistir alguns capítulos da sua série favorita. O que você precisa é dar uma pausa na rotina, para respirar novos ares e recuperar a energia.

5. Priorize uma boa noite de sono

Todo mundo sabe que uma boa noite de sono é fundamental para que o organismo possa se recuperar das agressões do dia a dia, mantendo a saúde física e mental. No entanto, por mais natural que isso seja, é cada vez mais difícil dormir bem, sobretudo se consideramos que estamos sempre ligados e conectados nessa era digital.

Sendo assim, você precisa tomar algumas atitudes. Ficar longe do celular e de outros equipamentos eletrônicos algumas horas antes de ir para a cama é uma boa ideia, assim como não ingerir grandes quantidades de comida. E, como falamos acima, a prática de atividades físicas ajuda a ter sonos mais profundos e reparadores.

6. Valorize as pessoas que você ama

Os tempos atuais fazem com que, eventualmente, a gente acabe abrindo mão das coisas mais básicas, naturais e importantes da vida. Quem nunca abriu mão de estar com a família e os amigos para focar em um desafio profissional, por exemplo? No entanto, quando isso vira uma constante, problemas podem surgir.

As pessoas que você ama são essenciais para a felicidade e, consequentemente, para sua saúde mental — e você deve ter consciência disso. Desfrutar de momentos prazerosos ao lado delas é altamente recomendável e é uma ação essencial para a existência humana, visto que somos animais sociáveis e interdependentes.

7. Fique atento quanto à sua alimentação

A má alimentação é um dos grandes problemas dos tempos modernos e, com a correria tão comum que a rotina da maioria das pessoas exige, a ingestão de alimentos processados é cada vez maior. No entanto, além de não possuírem boa capacidade de nutrição, eles ainda podem trazer efeitos indesejáveis.

O excesso de sódio e conservantes faz mal para a saúde, e você deve prestar ainda mais atenção a esse aspecto se tiver histórico familiar de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Fazer o básico já ajuda bastante: consuma frutas, legumes, verduras e carnes magras, de preferência as frescas e sem industrialização.

8. Inclua em sua vida algumas sessões com um terapeuta

Por fim, contar com ajuda profissional é, sem dúvidas, um dos maiores cuidados que você deve ter com a sua saúde mental. Embora ainda haja um inexplicável preconceito com o assunto, algumas sessões de terapia podem fazer maravilhas pela sua mente, trazendo novas perspectivas para os seus problemas.

É uma forma de encontrar os próprios caminhos para lidar com os sentimentos mais profundos e as próprias frustrações. Além disso, você pode expressar os seus questionamentos, sendo orientado e ouvido adequadamente, de forma a aceitar as falhas e limitações, direcionando seus esforços para o que pode e precisa ser melhorado. 

9. Conheça a sua própria espiritualidade

A espiritualidade, embora seja individual e distinta para qualquer pessoa, também é algo fundamental para um envelhecimento saudável. Por isso mesmo, você não pode deixar de conhecer e, principalmente, de desenvolver a sua. O lado bom dessa história é que, nos dias de hoje, podemos fazer isso de muitas maneiras interessantes e diferentes.

Caso você já possua uma religião de base, pode ser uma boa ideia se aproximar dos ritos e ensinamentos pregados, desde que isso seja algo que lhe faça bem. Já para quem nunca investiu nesse caminho, um bom começo pode ser a leitura de variados livros sobre o tema, e até experimentar técnicas de meditação, relaxamento e bem-estar espiritual.

Esses são apenas alguns cuidados que você deve ter com a sua saúde mental e você pode implementá-los no seu dia a dia. Comece já a praticar e, aos poucos, perceba os benefícios e impactos que eles trarão para a sua rotina!

Gostou de conhecer esses cuidados que você deve ter com a sua saúde mental? Então não deixe de fazer o seu comentário aqui no post!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support