Conheça os cuidados com a saúde bucal ao longo da vida

6 minutos para ler

Dar atenção aos cuidados com a saúde bucal é fundamental em todas as faixas etárias. Afinal, com eles, garantimos não só um sorriso mais bonito e harmônico, mas também o funcionamento adequado de funções como a mastigação, além de evitar dores e desconfortos. Ou seja, é o pacote completo! 

No entanto, há dicas específicas para o cuidado com a saúde da boca e dos dentes na fase do envelhecimento. Afinal, não precisamos (e nem podemos) nos descuidar do sorriso nessa etapa da vida, a fim de evitar a perda dentária e problemas como cáries e gengivite.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura para descobrir como evitar qualquer tipo de problema com os seus dentes nessa fase da vida e para aprender a manter o sorriso saudável!

1. Fazer a escovação diária

A primeira dica não poderia ser diferente! É fundamental realizar a escovação adequada dos dentes. Afinal, é a partir dessa prática que o excesso de resíduos que vêm da alimentação serão eliminados da sua boca.

A escovação deve ser feita pelo menos três vezes ao dia, após as principais refeições e, principalmente, antes de dormir. No entanto, cada pessoa terá uma recomendação personalizada, feita sempre pelo dentista responsável.

2. Utilizar escovas macias

As escovas utilizadas também devem ser bem escolhidas, sendo preferencialmente pequenas ou médias (o que permite que elas alcancem pontos mais específicos da boca) e com cerdas macias.

Não se esqueça de que a escovação não é sobre força, mas sim sobre jeito. É importante fazer movimentos delicados, seguindo as orientações do seu dentista, mas sem aplicar força exagerada a esse momento. Vá com calma!

3. Usar o fio dental adequadamente

O fio dental é outro ponto que não pode ser negligenciado por quem está pensando nos cuidados com a saúde bucal. Ele é o aliado perfeito para começar o trabalho que foi iniciado com a higienização feita pela escova de dentes.

Você pode usá-lo após cada refeição, mas também pode deixar essa limpeza mais complexa para o momento antes de dormir. Faça como preferir! O principal é lembrar-se que o segredo é jeito, e não força. Vá com calma para não machucar as suas gengivas.

4. Realizar a higienização da língua

A língua também faz parte do processo de higienização perfeito da cavidade oral. Ela acumula muitos resíduos e pode ficar com uma placa de bactérias sobre ela, o que prejudica o hálito e a saúde bucal como um todo.

O ideal é utilizar um limpador específico para a línguas, que faz a higienização mais delicadamente. No entanto, escovas comuns também podem ser usadas, desde que você não aplique força desnecessária. Esse processo deve ser repetido todos os dias, pelo menos uma vez.

5. Higienizar as próteses da forma certa

Utiliza próteses? Não tem problema nenhum! Não sinta vergonha das ferramentas que permitem que você sorria com segurança. No entanto, a responsabilidade com esse item também é importantíssima para evitar problemas com a saúde bucal.

Por isso, siga direitinho as recomendações feitas pelo seu dentista. Ele o ensinará a fazer a higienização perfeita da prótese de acordo com as particularidades do modelo que você utiliza.

6. Adotar uma alimentação saudável

A alimentação também é um ponto chave para evitar qualquer tipo de problema com a saúde bucal. É necessário investir no consumo de nutrientes variados, que manterão os dentes saudáveis e vão prevenir doenças que podem afetar essa região.

Um bom exemplo são as doenças gastrointestinais, que afetam órgãos como os intestinos e o estômago. Alterações nessa área são responsáveis por causar aftas e prejudicar a boca como um todo. Os nossos sistemas são todos interligados!

7. Cuidar da hidratação do corpo

O nosso corpo é composto quase que inteiramente por água. Por isso, a hidratação deve estar sempre em primeiro lugar quando o assunto é a manutenção da saúde de todo o organismo, incluindo da boca.

Com água suficiente, o organismo consegue realizar as suas funções e reações sem grandes problemas, desde que também tenha os nutrientes, obtidos com a alimentação, necessários para tal. Por isso, não deixe de ter sempre uma garrafinha por perto e vá se hidratando ao longo do dia.

8. Evitar álcool e cigarro

Álcool e cigarro são substâncias nada úteis para o seu bem-estar, independentemente de qual seja o órgão ou estrutura sobre o qual estamos falando. Dessa forma, evitá-los é a melhor pedida se você quer manter bons cuidados com a saúde bucal.

Além disso, essas substâncias tendem a diminuir a questão estética, fazendo com que os dentes fiquem amarelados e possam até mesmo “estragar”. É isso mesmo! Esses compostos abrem as portas para que problemas como as cáries apareçam.

9. Fazer exames periódicos

A partir da realização de exames, como os de sangue, é possível obter um monte de respostas sobre a nossa saúde. Um bom exemplo disso é o nível de vitaminas e minerais importantes em nosso organismo, que podem contribuir para o bem-estar da saúde bucal.

Por isso, converse com o seu médico sobre as suas preocupações e faça check-ups de acordo com a recomendação feita pelo profissional.

10. Visitar o dentista com regularidade 

Por fim, uma dica muito importante: não deixe de visitar o seu dentista de confiança com uma certa frequência. Para a maioria das pessoas, as consultas devem acontecer a cada seis meses. No entanto, dependendo do que o profissional indicar, a periodicidade poderá ser maior.

Nas consultas periódicas, a sua boca passará por uma boa avaliação e serão identificados possíveis problemas que podem ser rapidamente resolvidos. Caso nada digno de nota seja observado, o dentista prosseguirá com uma limpeza e cuidados preventivos, como a aplicação de flúor e outros.

Nada de mais, não é? Além de simples, os cuidados com a saúde bucal na terceira idade são essenciais para a qualidade de vida do idoso, tanto no âmbito físico (com um dia a dia livre de dores), quanto no social. Um investimento para o bem-estar e para a autoestima!

Para não perder outras dicas como essa e, de quebra, interagir um pouquinho com a equipe do Grupo Cynthia Charone, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas publicações por lá!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support