Manejo de estresse: 10 dicas essenciais para controlar o estresse

controlar o estresse
7 minutos para ler

O estresse e a ansiedade são considerados, por muitos estudiosos, os males característicos do nosso século. Mas há formas bastante eficazes de se evitar essas sensações que acabam com a qualidade de vida de qualquer pessoa. Com algumas práticas no dia a dia, é possível garantir um envelhecimento mais saudável e ativo.

São muitos os fatores da vida moderna que acabam despertando ou agravando ainda mais o estresse, como a violência das grandes cidades, o excesso de informação e as pressões sociais e profissionais.

Como todos sabem, a pandemia causou uma mudança brusca na rotina das pessoas, e é claro que isso também trouxe impactos para a saúde mental. Um estudo feito pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e publicado pela revista The Lancet confirma que a quantidade de pessoas que relataram sintomas como estresse agudo e crise de ansiedade mais que dobrou entre março e abril deste ano.

Diante disso, uma vez que o estresse pode afetar drasticamente a vida de uma pessoa, trouxemos 10 dicas relevantes para você lidar com esse mal e excluí-lo do seu dia a dia. Quer saber como? Então, atente-se à leitura e anote todas as dicas!

1. Mantenha hábitos de exercício físico

A prática de atividade física serve como uma válvula de escape e seu corpo libera hormônios que acabam contribuindo muito para o seu bem-estar. Isso, obviamente, reduz o estresse e proporciona uma sensação boa de relaxamento ao final do dia.

2. Tenha uma alimentação saudável

Quando você ingere alimentos saudáveis, seu corpo absorve nutrientes muito importantes e necessários para manter o seu bem-estar. Além do mais, uma alimentação bem equilibrada traz vários benefícios para a sua saúde mental e física.

Uma boa indicação é tentar evitar ou diminuir a ingestão de açúcares refinados presentes em alimentos salgados, como pão e molhos de salada. Eles podem causar falhas de energia que levam a uma sensação de irritabilidade e de muito cansaço. Em geral, tenha uma dieta equilibrada, saudável e nutritiva. E, claro, lembre-se de manter uma hidratação constante para a saúde do seu organismo.

3. Tire um tempo para fazer algo bom para você

O que acha de reservar um tempo para fazer algo que seja bom para você? Separe um tempo para o lazer e divirta-se com os seus hobbies preferidos. Cinema, natureza, artes manuais, música, esportes — aproveite o seu momento e faça aquilo que mais gosta, independentemente do seu estilo.

4. Evite álcool, cafeína e nicotina

Tente evitar ou pelo menos reduzir o consumo de nicotina e de qualquer bebida que tenha álcool e cafeína. A nicotina e a cafeína são estimulantes, por isso, acabam aumentando seu nível de estresse.

O álcool, quando ingerido em quantidades exageradas, é um depressor, mas age como um estimulante quando tomado em quantidades menores. Sendo assim, usar o álcool para tentar aliviar o estresse não é útil. Troque as bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína por sucos de frutas naturais diluídos, água ou chás de ervas, por exemplo.

5. Organize seu espaço

O modo como você organiza o ambiente em que vive ou trabalha pode acabar influenciando o seu comportamento. Então, procure manter o seu cantinho bem organizado e limpo pois, além de poupar o seu tempo procurando o que precisa em meio a uma bagunça sem fim, você terá uma sensação de satisfação e de tranquilidade todo o tempo.

6. Busque ter satisfação no trabalho

O ideal é que você busque trabalhar com aquilo que gosta de fazer. Caso isso não seja possível por um tempo ou neste momento, a dica é evitar se sobrecarregar e reservar um tempo para poder descansar e relaxar o corpo e a mente.

7. Aceite aquilo que você não pode mudar

Você sabe que algumas coisas na vida estão realmente fora do seu controle, certo? Pois então, lutar contra elas ou começar a sentir culpa só vai piorar o nervosismo e deixar você com um alto nível de estresse e ansiedade. Portanto, aceite que os problemas são do jeito que são. Jamais pare para pensar em como seria se tudo fosse diferente. Não é possível controlar alguns problemas, mas você pode escolher a forma de lidar com eles.

8. Tenha uma boa noite de sono

Ter um bom sono tanto em quantidade quanto em qualidade é fundamental para se manter a insônia e o estresse controlados. Para isso, é preciso minimizar algumas distrações, como computador, celular e TV no quarto. Deixe as luzes bem fracas e faça seu quarto ficar como um verdadeiro santuário do sono. Esvazie a mente e não pense nos problemas do dia antes de dormir.

9. Tire tempos de descanso

Todas as pessoas têm limites e até mesmo as máquinas precisam de pausa para a manutenção. Se você não parar para descansar, vai acabar colhendo consequências bem ruins e prejudiciais, como a perda de concentração, de memória e a redução da capacidade de julgar ou de tomar decisões, além, é claro, de começar a ter vários sintomas no corpo, como tensão muscular, dores de cabeça, problemas no estômago e queda de cabelo. Tire tempos para descanso e evite todos esses problemas.

10. Entenda o poder da sua respiração

O estresse acaba gerando uma respiração bem ofegante. Portanto, retomar esse controle da respiração pode acalmar a sua mente. Frente a isso, respire bem fundo quando notar o estresse, pois isso enviará ao cérebro o recado de que você está bastante calmo, afinal, quem está calmo consegue respirar devagar.

Lidar com o estresse é fundamental para se ter uma boa qualidade de vida e garantir um envelhecimento mais saudável. Você sabia que o manejo do estresse é um dos 6 pilares da Medicina de Estilo de Vida? É isso mesmo! Se você deseja mudar os maus hábitos em sua vida, pode tentar a Medicina de Estilo de Vida.

Essa abordagem terapêutica se baseia nos seguintes pilares: manejo do estresse, exercício, alimentação de qualidade, sono, controle de drogas e relacionamentos saudáveis. Apesar de ainda não ser muito conhecida no Brasil, ela já conquistou inúmeros profissionais da saúde no país.

É importante ter em mente que, em excesso, o estresse mata assim como o cigarro. Todos os profissionais podem apresentar estado de esgotamento como resposta do corpo e da mente às situações do dia a dia, além, é claro, de pessoas que não têm um trabalho.

É importante que, a cada 60 ou 80 minutos, você dê uma pausa no que está fazendo, seja no trabalho, seja nos estudos, e fique, pelo menos, 20 minutos descansando, respirando pausadamente ou simplesmente com os olhos fechados. Uma boa dica é praticar a meditação. Ao colocar todas essas dicas em prática, você certamente terá um dia a dia mais tranquilo, com muito mais qualidade de vida.

E aí, gostou de saber mais sobre como controlar o estresse? Se você ficou com alguma dúvida ou deseja compartilhar algo conosco, deixe seu comentário aqui!

Você também pode gostar

Um comentário em “Manejo de estresse: 10 dicas essenciais para controlar o estresse

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support