Como funcionam as consultas por telemedicina? Veja agora!
As consultas de telemedicina permitem um diagnóstico de modo remoto. Os pacientes recebem atendimento e orientação dos médicos de forma on-line, sem precisar sair de casa. Principalmente durante esta pandemia mundial de Covid-19, as consultas virtuais são fundamentais para manter os pacientes protegidos em casa.
A telemedicina compreende diversas práticas ligadas à utilização de tecnologias da informação na área da saúde. Logo, as consultas têm como objetivo permitir o atendimento remoto. Antes, esse era um tema pouco difundido entre os profissionais brasileiros, além de bastante polêmico. No entanto, a prática acabou se tornando uma necessidade, tendo em vista o momento de pandemia que vivemos hoje.
No final de março, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou uma resolução permitindo o trabalho remoto dos profissionais como uma possível ferramenta para se evitar a propagação do novo coronavírus. Então, por ser prático e muito seguro, muitos pacientes têm adotado esse atendimento a distância quando possível. Quer saber mais sobre como essas consultas funcionam e como se preparar para elas? Então, continue a leitura e confira todas as informações.
O que é e como funcionam as consultas de telemedicina?
As consultas de telemedicina são uma possibilidade de fazer o atendimento de modo remoto, por meio de tecnologias extremamente seguras de comunicação virtual, como aplicativos de videochamadas ou videoconferência, usando-se smartphones, tablets ou computadores para a realização do trabalho. Em geral, a teleconsulta pode ser feita das seguintes maneiras:
- entre médico e paciente: de modo direto, sem ter a mediação de um outro médico ou profissional da saúde;
- entre médicos: acontece quando um médico clínico geral precisa da assistência de algum especialista para uma segunda opinião em diagnósticos ou orientações sobre um procedimento. Lembrando que o paciente pode ou não estar presente;
- síncrona: a interação na consulta é imediata ou, então, a resposta é apresentada em um período bem curto de tempo. Um bom exemplo para o caso é a consulta em vídeo;
- assíncrona: ocorre em horários diferentes, não exigindo a interação direta entre o médico e o paciente.
Vale destacar que as consultas a distância podem ser iniciais, ou seja, o primeiro atendimento, de urgência, de acompanhamento ou de supervisão. Além disso, atendem desde os cuidados primários até as diferentes especialidades médicas, como oftalmologia, neurologia, pneumologia, reabilitação e muitas outras.
Segundo a Dra. Lia Correia, médica e nutricionista, as consultas de telemedicina têm o mesmo seguimento das consultas habituais. Ela afirma: “não atendo pacientes cirúrgicos por telemedicina, porque não poderia examinar, atendo somente pacientes de nutrição. É feita a anamnese, orientação e prescrição”.
Na maioria dos casos, é possível fazer atendimento a distância, principalmente para pacientes clínicos, retornos e interconsultas. Quando há necessidade de exame físico, a consulta virtual fica impossibilitada. Sendo assim, os principais procedimentos e processos que podem ser feitos por telemedicina são: avaliação clínica, orientação, prescrição, retorno e avaliação de exames, tanto laboratoriais quanto de imagens.
Qual é a importância das consultas online?
Principalmente durante a pandemia mundial de Covid-19, as consultas on-line são fundamentais para manter os pacientes protegidos em casa, sobretudo os idosos, que estão no grupo de risco. E, claro, não é só o paciente que fica protegido, o médico também, já que não há exposição. Além disso, a consulta virtual também acaba ampliando a oferta de especialistas a comunidades que ficam em áreas remotas e que têm carência dos profissionais.
Outro fator que acaba pesando a favor das consultas on-line são as otimizações de custo e de tempo, tanto para os profissionais como para os pacientes. Afinal de contas, o atendimento não requer deslocamentos e as demandas são facilmente resolvidas.
Há, por fim, a questão de se manter as informações bem seguras, uma vez que os dados, armazenados e distribuídos dentro de todas as normas de segurança, têm um alto grau de privacidade, bem além dos prontuários físicos.
Resumindo, podemos destacar as seguintes vantagens:
- agilidade no tratamento oferecido ao paciente;
- redução de distâncias: acesso facilitado a médicos especialistas, mesmo que os pacientes estejam em regiões remotas;
- diminuição de custos;
- diagnósticos muito mais precisos: os profissionais podem trocar conhecimento e obter uma segunda opinião com outros especialistas;
- segurança das informações médicas: armazenamento dentro das normas que são determinadas pelo país.
Como se preparar para as consultas on-line?
De acordo com a Dra. Lia Correia, é fundamental que o paciente esteja em um ambiente tranquilo, que garanta uma boa qualidade de áudio, que esteja com todos os exames em mãos e, se possível, que os tenha encaminhado previamente para o médico.
Além disso, é preciso que apresente todas as receitas e prescrições dos medicamentos em uso e, caso necessário, esteja acompanhado de alguém do seu convívio para esclarecer quaisquer dúvidas.
Ainda segundo a doutora, o paciente tem que estar atento para ouvir e entender a conversa com o profissional, evitando distrações. Já o médico deve estar preparado para utilizar diferentes formas de comunicação, como o áudio, o vídeo e a escrita, uma vez que alguns pacientes precisam de orientação por escrito. Vale lembrar que já existem programas que salvam toda a consulta para uma posterior conferência.
Quais são os diferenciais do grupo Cynthia Charone?
O grande diferencial do Cynthia Charone é a forma de abordagem ao paciente, pois é feita de forma muito humanizada, entendendo os diferentes grupos. O seu compromisso é, realmente, humanizar a medicina. Durante o atendimento, os profissionais fazem isso levando amor e muito conforto. A ressignificação de vidas, a reabilitação física e emocional e a recuperação da independência e da autonomia são pontos fortes do serviço ofertado pelo grupo.
Com foco na prevenção e na reabilitação, o modelo usado é pautado na promoção da qualidade de vida e nos ideais do envelhecimento ativo por meio da manutenção ou do resgate da independência e da autonomia.
A missão, a visão e os valores do Cynthia Charone são:
- missão: garantir qualidade de vida às pessoas com humanização, atenção e amor, por meio de ações de prevenção, assistência e promoção à saúde;
- visão: até o ano de 2025, o grupo está trabalhando para se tornar referência nacional, como instituição de ensino e saúde, que transforma a vida das pessoas;
- valores: respeito, amor, fé, comprometimento, humanização, empatia, excelência e compaixão.
Bom, a telemedicina já é usada no mundo todo, de maneira legalizada e totalmente segura, estando em conformidade com as normas médicas e com a legislação. Usando tecnologias de informação que agregam velocidade e qualidade na troca do conhecimento, os profissionais podem tomar decisões de forma precisa e muito mais rápida.
Portanto, a telemedicina tem sido uma forma de transpor barreiras geográficas, socioeconômicas e culturais para que as informações e os serviços cheguem a toda a sociedade. Afinal, há uma série de especialidades que podem ser facilmente atendidas por meio das consultas on-line.
Enfim, como você pôde ver, as consultas de telemedicina trouxeram a possibilidade de atendimento especializado ao paciente que mora longe dos grandes centros sem a necessidade de grandes deslocamentos, e isso é, sem dúvidas, também fundamental para a sua qualidade de vida.
E então, gostou do texto? Ficou interessada e gostaria de conhecer mais sobre as consultas de telemedicina? Então não perca tempo e entre em contato conosco agora mesmo!
Um comentário em “Como funcionam as consultas por telemedicina? Veja agora!”