Como funcionam as consultas por telemedicina? Veja agora!

consultas de telemedicina
7 minutos para ler

As consultas de telemedicina permitem um diagnóstico de modo remoto. Os pacientes recebem atendimento e orientação dos médicos de forma on-line, sem precisar sair de casa. Principalmente durante esta pandemia mundial de Covid-19, as consultas virtuais são fundamentais para manter os pacientes protegidos em casa.

A telemedicina compreende diversas práticas ligadas à utilização de tecnologias da informação na área da saúde. Logo, as consultas têm como objetivo permitir o atendimento remoto. Antes, esse era um tema pouco difundido entre os profissionais brasileiros, além de bastante polêmico. No entanto, a prática acabou se tornando uma necessidade, tendo em vista o momento de pandemia que vivemos hoje.

No final de março, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou uma resolução permitindo o trabalho remoto dos profissionais como uma possível ferramenta para se evitar a propagação do novo coronavírus. Então, por ser prático e muito seguro, muitos pacientes têm adotado esse atendimento a distância quando possível. Quer saber mais sobre como essas consultas funcionam e como se preparar para elas? Então, continue a leitura e confira todas as informações.

O que é e como funcionam as consultas de telemedicina?

As consultas de telemedicina são uma possibilidade de fazer o atendimento de modo remoto, por meio de tecnologias extremamente seguras de comunicação virtual, como aplicativos de videochamadas ou videoconferência, usando-se smartphones, tablets ou computadores para a realização do trabalho. Em geral, a teleconsulta pode ser feita das seguintes maneiras:

  • entre médico e paciente: de modo direto, sem ter a mediação de um outro médico ou profissional da saúde;
  • entre médicos: acontece quando um médico clínico geral precisa da assistência de algum especialista para uma segunda opinião em diagnósticos ou orientações sobre um procedimento. Lembrando que o paciente pode ou não estar presente;
  • síncrona: a interação na consulta é imediata ou, então, a resposta é apresentada em um período bem curto de tempo. Um bom exemplo para o caso é a consulta em vídeo;
  • assíncrona: ocorre em horários diferentes, não exigindo a interação direta entre o médico e o paciente.

Vale destacar que as consultas a distância podem ser iniciais, ou seja, o primeiro atendimento, de urgência, de acompanhamento ou de supervisão. Além disso, atendem desde os cuidados primários até as diferentes especialidades médicas, como oftalmologia, neurologia, pneumologia, reabilitação e muitas outras.

Segundo a Dra. Lia Correia, médica e nutricionista, as consultas de telemedicina têm o mesmo seguimento das consultas habituais. Ela afirma: “não atendo pacientes cirúrgicos por telemedicina, porque não poderia examinar, atendo somente pacientes de nutrição. É feita a anamnese, orientação e prescrição”.

Na maioria dos casos, é possível fazer atendimento a distância, principalmente para pacientes clínicos, retornos e interconsultas. Quando há necessidade de exame físico, a consulta virtual fica impossibilitada. Sendo assim, os principais procedimentos e processos que podem ser feitos por telemedicina são: avaliação clínica, orientação, prescrição, retorno e avaliação de exames, tanto laboratoriais quanto de imagens.

Qual é a importância das consultas online?

Principalmente durante a pandemia mundial de Covid-19, as consultas on-line são fundamentais para manter os pacientes protegidos em casa, sobretudo os idosos, que estão no grupo de risco. E, claro, não é só o paciente que fica protegido, o médico também, já que não há exposição. Além disso, a consulta virtual também acaba ampliando a oferta de especialistas a comunidades que ficam em áreas remotas e que têm carência dos profissionais.

Outro fator que acaba pesando a favor das consultas on-line são as otimizações de custo e de tempo, tanto para os profissionais como para os pacientes. Afinal de contas, o atendimento não requer deslocamentos e as demandas são facilmente resolvidas.

Há, por fim, a questão de se manter as informações bem seguras, uma vez que os dados, armazenados e distribuídos dentro de todas as normas de segurança, têm um alto grau de privacidade, bem além dos prontuários físicos.

Resumindo, podemos destacar as seguintes vantagens:

  • agilidade no tratamento oferecido ao paciente;
  • redução de distâncias: acesso facilitado a médicos especialistas, mesmo que os pacientes estejam em regiões remotas;
  • diminuição de custos;
  • diagnósticos muito mais precisos: os profissionais podem trocar conhecimento e obter uma segunda opinião com outros especialistas;
  • segurança das informações médicas: armazenamento dentro das normas que são determinadas pelo país.

Como se preparar para as consultas on-line?

De acordo com a Dra. Lia Correia, é fundamental que o paciente esteja em um ambiente tranquilo, que garanta uma boa qualidade de áudio, que esteja com todos os exames em mãos e, se possível, que os tenha encaminhado previamente para o médico.

Além disso, é preciso que apresente todas as receitas e prescrições dos medicamentos em uso e, caso necessário, esteja acompanhado de alguém do seu convívio para esclarecer quaisquer dúvidas.

Ainda segundo a doutora, o paciente tem que estar atento para ouvir e entender a conversa com o profissional, evitando distrações. Já o médico deve estar preparado para utilizar diferentes formas de comunicação, como o áudio, o vídeo e a escrita, uma vez que alguns pacientes precisam de orientação por escrito. Vale lembrar que já existem programas que salvam toda a consulta para uma posterior conferência.

Quais são os diferenciais do grupo Cynthia Charone?

O grande diferencial do Cynthia Charone é a forma de abordagem ao paciente, pois é feita de forma muito humanizada, entendendo os diferentes grupos. O seu compromisso é, realmente, humanizar a medicina. Durante o atendimento, os profissionais fazem isso levando amor e muito conforto. A ressignificação de vidas, a reabilitação física e emocional e a recuperação da independência e da autonomia são pontos fortes do serviço ofertado pelo grupo.

Com foco na prevenção e na reabilitação, o modelo usado é pautado na promoção da qualidade de vida e nos ideais do envelhecimento ativo por meio da manutenção ou do resgate da independência e da autonomia.

A missão, a visão e os valores do Cynthia Charone são:

  • missão: garantir qualidade de vida às pessoas com humanização, atenção e amor, por meio de ações de prevenção, assistência e promoção à saúde;
  • visão: até o ano de 2025, o grupo está trabalhando para se tornar referência nacional, como instituição de ensino e saúde, que transforma a vida das pessoas;
  • valores: respeito, amor, fé, comprometimento, humanização, empatia, excelência e compaixão.

Bom, a telemedicina já é usada no mundo todo, de maneira legalizada e totalmente segura, estando em conformidade com as normas médicas e com a legislação. Usando tecnologias de informação que agregam velocidade e qualidade na troca do conhecimento, os profissionais podem tomar decisões de forma precisa e muito mais rápida.

Portanto, a telemedicina tem sido uma forma de transpor barreiras geográficas, socioeconômicas e culturais para que as informações e os serviços cheguem a toda a sociedade. Afinal, há uma série de especialidades que podem ser facilmente atendidas por meio das consultas on-line.

Enfim, como você pôde ver, as consultas de telemedicina trouxeram a possibilidade de atendimento especializado ao paciente que mora longe dos grandes centros sem a necessidade de grandes deslocamentos, e isso é, sem dúvidas, também fundamental para a sua qualidade de vida.

E então, gostou do texto? Ficou interessada e gostaria de conhecer mais sobre as consultas de telemedicina? Então não perca tempo e entre em contato conosco agora mesmo!

Você também pode gostar

Um comentário em “Como funcionam as consultas por telemedicina? Veja agora!

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support