Afinal, com que frequência devo ir ao ginecologista?

6 minutos para ler

Mulheres costumam cuidar da saúde mais do que os homens, isso é fato. Mas, poucas sabem realmente a frequência com a qual devem ir atrás de aconselhamento médico, principalmente ginecológico, e isso pode acarretar em problemas graves no futuro.

Para começar, é perciso entender que as pessoas possuem tempos corporais diferentes. Enquanto uma menina de 11 anos pode já começar os primeiros dias de ovulação, outra pode simplesmente demorar até os 14 para ter o primeiro ciclo menstrual. Entretanto, isso não modifica o fato de que ambas tenham que ir ao ginecologista e o quão importante é a realização de exames e consultas para a prevenção de doenças.

Talvez agora você esteja se perguntando: “Afinal, com que frequência devo ir ao ginecologista?”. Vamos esclarecer agora com este post.

Com que frequência devo ir ao ginecologista?

No Brasil há um ditado que diz que só fechamos a porta após o roubo, e isso se aplica fielmente também à saúde, já que muitas mulheres não vão ao ginecologista com frequência e tendem a ir de forma regular apenas quando estão doentes.

É importante realizar visitas ao especialista, pelo menos uma vez ao ano. Encarar a realidade de que muitas doenças nascem e se desenvolvem silenciosamente é o principal fator determinante para a prevenção. Essa rotina auxilia no diagnóstico precoce de enfermidades que possam evoluir a ponto de se tornar algo maligno.

Um exemplo dessa situação é o HPV ( Papiloma vírus humano) que aparece sorrateiramente, sem sintomas, e só é detectado através de exames preventivos. As visitas ao ginecologista podem ser muito mais assertivas do que podemos imaginar, pois, toda doença tratada em fase inicial tem mais chance de cura.

Agora que você entendeu a importância de ir às visitas periódicas ao ginecologista, veja algumas dicas de como escolher um bom profissional.

Como escolher o ginecologista

Você há de convir que alguns procedimentos realizados em uma mulher para exames ginecológicos são invasivos e, para algumas, até constrangedores, por isso é importante escolher com cuidado o lugar e o profissional para realizar as ações preventivas.

Peça indicações

Hoje em dia, com as redes sociais e a ascensão dos influencers, quase tudo é preciso de um empurrãozinho de um desses agentes do digital. As pessoas tendem a acreditar mais em pessoas que já foram em determinados lugares, compraram algum produto ou já receberam o serviço de um profissional específico.

Então, mais uma vez a indicação é o ponto forte e tem uma carga ainda maior de eficácia quando realizada por familiares, amigos e influenciadores digitais. Ao ter a indicação do nome, questione-se sobre a metodologia de trabalho e avalie o perfil do profissional para se conectar a ele antes de realizar os procedimentos.

Com essas informações é possível excluir aqueles que não se enquadram ao teu desejo e previne de ter experiências ruins na hora dos exames, como toques ou comentários que afetarão psicologicamente e fisicamente.

Escolha um ginecologista homem ou mulher

Muitas mulheres têm medo de consultar com homens e isso trava a decisão de ir ao ginecologista com frequência. Entretanto, é importante lembrar que tanto mulheres quanto homens são profissionais que te acolherão com a mesma magnitude de respeito e profissionalismo.

Por ser uma decisão particular e íntima, pode ser algo que você tenha dificuldades em confiar, mas isso só durará até o primeiro atendimento. Depois disso, tudo fluirá com menos insegurança. Priorize o seu bem-estar e procure um profissional que você se sinta confortável para revelar suas intimidades.

Referência da clínica

Nesse caso é importante também escolher um bom local para realizar suas consultas, já que os exames de rotina podem deixar de ser anuais para semestrais ou mensais. Dada essa frequência, você precisará muito mais do que só do profissional que realizará os exames.

Para que as visitas não se tornam cansativas e estressantes, escolha um consultório de fácil acesso, cuja localização e locomoção não demore horas para chegar e o local seja razoavelmente limpo, confortável e com um ótimo atendimento comercial, em que haja esclarecimento de dúvidas sobre pagamentos, retornos etc.

O local e os profissionais que trabalham nele tem total responsabilidade sobre o bem-estar e a experiência do paciente, lembre-se disso na hora de escolher.

Atendimento humanizado

Por se tratar de procedimentos invasivos, é preciso que a mulher esteja segura e sem ponderações, pois o medo de falar determinadas coisas dificulta o diagnóstico de algumas doenças.

Então, quanto a isso, procure por um profissional que tenha o sentido de humanização apurado e que preze pelo sigilo, a ética e o respeito na hora da realização de exames.

Opte por um profissional que saiba ouvir

A maioria das reclamações femininas é sobre o atendimento robotizado de simplesmente fazer o exame e ir embora. Mulheres precisam de atenção e gostam de serem ouvidas e de sanar dúvidas e se você é também tem essa característica, a dica é escolher um profissional que converse com você e entenda seus anseios.

Muitos médicos não são bons ouvintes ou não tem tempo, devido a alta demanda, mas isso não deve ser um empecilho para você, pois também há profissionais que procuram entender sobre as suas histórias e responder ao máximo suas dúvidas, já que isso também o ajuda a diagnosticar, realizar exames e acompanhar tratamentos.

Importância de consultar o ginecologista regularmente

Na transição da fase infantil para a adolescência encaramos muitas dúvidas acerca das transformações do corpo e muitas vezes a escola e a família não nos ajudam a entender esse processo. Essa falta de informação e direcionamento impacta diretamente na fase adulta, quando não se entende sobre doenças sexualmente transmissíveis ou genéticas.

Se você não possui conhecimento sobre o assunto e se pergunta sobre com que frequência deve ir ao ginecologista, é preciso que você tenha em mente apenas uma coisa: a prevenção sempre será o melhor remédio. Logo, encha-se de coragem e busque por um atendimento médico de qualidade e que atenda às suas necessidades.

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre como funciona o nosso centro de saúde, entre em contato com o Grupo Cynthia Charone e conheça nossos profissionais. Estaremos felizes em ajudar!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support