Conheça os maiores benefícios da caminhada

benefícios da caminhada para idosos
6 minutos para ler

“Ando devagar porque já tive pressa”… lembra dessa música? Ela é um grande clássico que nos conta algo que muita gente não percebe: não é preciso correr para fazer atividades físicas! Certo, essa não é exatamente a mensagem passada na letra, mas cai muito bem para o assunto que vamos tratar agora: os benefícios da caminhada para idosos!

O que queremos dizer é o seguinte: muitas pessoas acham que atividades físicas envolvem somente academia, corridas e outros esportes diversos, e isso não é necessariamente verdade. Uma leve caminhada pode ser mais do que o suficiente e fazer muito bem para a saúde como um todo.

Por todos esses motivos preparamos essa postagem para mostrar quais são os benefícios da caminhada para todas as faixas etárias e especialmente para as pessoas idosas. Ao longo da leitura, você também vai conhecer várias dicas para caminhar em segurança. Vamos lá!

O que é a caminhada?

A caminhada é, como o nome indica, o ato de caminhar! É uma atividade física do tipo aeróbica, ou seja, que gasta calorias e pode ajudar a perder peso. 

Há regras para caminhar?

Em geral não há regras para se caminhar. Há algumas pessoas que caminham a passos mais rápidos, outras andam devagarinho, outras param para dar uma descansada… isso não importa. O que vale é movimentar o corpo.

Além disso, não há uma quantidade certa de minutos para caminhar ou um terreno perfeito. É possível subir ladeiras, andar no plano, fazer caminhadas curtinhas de 10 minutos ou passar uma hora inteira “batendo perna”. 

O importante, aqui, é respeitar as limitações do seu corpo. Comece aos poucos e veja até onde aguenta. Se cansou? Pare. Não esqueça que isso não é um treino para as Olimpíadas, mas uma atividade para promover o seu bem-estar e trazer mais qualidade de vida. Pegue leve!

Quais são os benefícios da caminhada para idosos?

Agora, veremos algumas vantagens de investir nesse cuidado, sobretudo na fase acima dos 60 anos!

Fortalecimento das articulações

O fortalecimento das articulações é um dos primeiros benefícios de caminhar regularmente. Quando estamos muito sedentários, as nossas “juntas” tendem a ficar mais rígidas e até mesmo doloridas. Então, essa é uma ótima forma de lubrificá-las e melhorar a movimentação geral.

Melhora da qualidade do sono 

Dormir é um problema para você? Então, caminhar pode ser de grande ajuda! Qualquer tipo de atividade física tem o poder de, talvez, colaborar com a qualidade do sono. Isso acontece tanto porque usamos mais energia ao longo do dia, quanto por fatores hormonais e neurológicos.

Redução do inchaço das pernas

O inchaço das pernas pode acontecer decorrente de causas variadas, como diabetes e problemas circulatórios. De qualquer maneira, uma boa maneira de reduzir esse sintoma é movimentando o corpo.

Redução dos riscos de problemas cardíacos

Já que o assunto envolve os problemas circulatórios, uma boa pedida para mantê-los bem longe da sua vida é a prática de exercícios físicos. Esse é um cuidado que promove a melhora da circulação e colabora com a saúde do coração, fortalecendo esse músculo.

Melhora no equilíbrio

Não é só o sistema cardiovascular que sai ganhando com a prática da caminhada. O sistema nervoso também! O equilíbrio se torna mais funcional, assim como outras capacidades cognitivas e neurológicas.

Melhora da respiração

A respiração também fica muito melhor conforme caminhamos. Isso acontece por conta do fortalecimento do diafragma, músculo responsável por esse processo, e também pela melhora do peso e outros fatores importantes.

Manutenção do peso saudável

A manutenção do peso, por sinal, é outro dos benefícios da caminhada para idosos. O sobrepeso é um problema sério, que pode sobrecarregar os órgãos e ossos, prejudicando a qualidade de vida.

Melhora do equilíbrio hormonal

Nosso corpo é controlado quase que totalmente por hormônios. Essas substâncias participam de muitas reações no nosso organismo e podem ser equilibradas com a prática regular de exercícios físicos, sempre aliada a uma alimentação saudável e outros cuidados médicos.

Ajuda na socialização

A solidão é sempre uma ameaça à pessoa idosa, um ponto que não pode ser negligenciado. Então, caminhar também é uma ótima chance de rever velhos rostos, conhecer novas pessoas e manter a interação social em dia. É possível até mesmo marcar de fazer a caminhada com outras pessoas do seu convívio, e fortelecer suas conexões sociais!

Prevenção do sedentarismo

O sedentarismo é um grande inimigo da saúde, afetando não só o aspecto físico, mas também o mental. A estimativa é de que quase metade da população adulta lide com o problema no Brasil. Então, nada de fazer parte desse grupo. Invista em sua saúde!

Aumento da qualidade de vida

Com tudo isso, só há uma consequência: mais qualidade de vida! Redução de dores, melhora do funcionamento do organismo, mais disposição física e mental geram, consequentemente, mais felicidade e promovem um envelhecimento ativo e saudável.

Como caminhar com segurança?

Apesar de ser considerado um tipo de exercício bem seguro, a caminhada exige alguns cuidados por parte dos seus praticantes. Isso vale para as pessoas de todas as idades, mas é especialmente mais sensível quando o assunto envolve pessoas idosas.

Então, fique de olho em cuidados como:

  • utilizar calçados confortáveis e antiderrapantes;
  • usar sempre roupas leves e confortáveis, de preferência de tonalidades mais claras (para não absorver tanto o calor);
  • proteger o rosto com um boné ou chapéu é uma ótima ideia;
  • passar protetor solar sempre que for caminhar;
  • levar uma garrafinha de água com você e ir tomando o líquido em pequenos goles ao longo da caminhada;
  • se possível, levar um lanchinho leve, como uma maçã ou uma banana e, claro, nunca caminhar de estômago vazio.

Essas dicas são muito importantes! E não se esqueça de ir aos poucos. Aumente a intensidade dos exercícios gradualmente, permitindo que o seu corpo se habitue e que você conheça melhor os próprios limites.

Agora que você já conhece os benefícios da caminhada para idosos, não perca mais tempo e comece a incorporar esse hábito em seu dia a dia! Essa é uma atividade prazerosa e tranquila, que só traz benefícios para a saúde.

Para conhecer mais sobre o assunto, veja a nossa publicação sobre os tipos de atividade física e aprenda novos conceitos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support