Veja como contribuir com a autoestima da pessoa idosa

6 minutos para ler

Segundo o dicionário, a palavra “estima” significa “sentimento de carinho ou de apreço em relação a alguém ou algo”. Outros termos associados são afeto e afeição. Ou seja: estimar algo ou alguém é o mesmo que gostar. Sendo assim, a autoestima é o ato de amar a si mesmo. Como anda a sua?

Pode parecer uma pergunta simples, mas a verdade é que muitas pessoas não sentem todo esse carinho por si mesmas. Esse tipo de realidade, infelizmente, também faz parte do dia a dia das pessoas idosas.

Sendo assim, preparamos um conteúdo que irá falar sobre a importância da autoestima da pessoa idosa e a relação disto com um envelhecimento saudável. Ao longo do texto, passaremos também algumas dicas para trabalhar esse conceito com os idosos que fazem parte da sua vida. Vamos lá?

Qual é a importância da autoestima?

Para muitas pessoas, ter autoestima é o mesmo que se achar bonito e cuidar da aparência física, estando satisfeito com o que é visto no espelho. No entanto, na prática, as coisas não são bem assim.

A verdade é que o conceito é bem mais amplo. Quando temos uma boa autoestima, nos importamos com nós mesmos, somos mais empáticos e, consequentemente, lidamos melhor com as relações sociais.

Além disso, há a tendência de uma melhor tomada de decisões, graças ao autoconhecimento. Isso é fundamental em todas as fases da vida, incluindo na terceira idade. Aqui, o foco é saber quem você é, conhecer os próprios limites e se engajar em atividades que o façam feliz.

Qual é a sua relação com um envelhecimento saudável?

Uma pessoa com boa autoestima sabe o que quer, onde chegar e como alcançar esses objetivos. Então, é natural que esses indivíduos também tenham um envelhecimento mais ativo e saudável, graças às boas escolhas feitas ao cuidado com si mesmos.

No entanto, essa é uma característica que deve ser trabalhada não só pela própria pessoa, mas também pelos que convivem com ela. Então, continue a leitura para descobrir como otimizar esse processo com as pessoas idosas da sua vida!

Quais são as dicas para promover o aumento da autoestima da pessoa idosa?

Agora, é hora de conferirmos algumas dicas para que possamos contribuir com a autoestima da pessoa idosa no dia a dia. Veja a seguir!

Inclua as pessoas idosas nas decisões

Uma das piores sensações é não ser incluído nas conversas e nas tomadas de decisões. Essa é, normalmente, uma atitude direcionada às crianças que ainda não têm discernimento para tal responsabilidade.

Então, nada de deixar nossos idosos acharem que não tem mais voz ativa no ambiente em que vivem. Tenha o cuidado de fazer com que eles participem das discussões e debates, sempre levando a sua opinião em consideração. E, quando for a hora de decidir algo, permita que as pessoas idosas participem ativamente do processo.

Delegue responsabilidades

Além da participação na tomada de decisões, é importante que a pessoa idosa se sinta útil e necessária no dia a dia. Portanto, que tal delegar algumas tarefas a elas? Assim, elas poderão participar da rotina da casa e até mesmo interagir mais com o mundo ao seu redor.

Lembrando que a escolha das atividades deve respeitar as limitações de cada pessoa, mas sem tratá-la como incapaz. Todos podemos ser participativos, mesmo com limites e preferências pessoais. Há espaço para todo mundo colaborar!

Estimule a interação social

Outra forma de melhorar a autoestima da pessoa idosa é permitir que ela tenha uma vida social. Caso ele consiga sair sozinho, deixe! Se não, o leve para locais nos quais possa conversar e interagir com os vizinhos e a sociedade como um todo.

Os passeios podem envolver vários tipos de atividades, desde a realização de uma aula até um simples passeio com os cachorros pela praça. O importante é conversar, rir e conhecer novas pessoas!

Incentive a prática de atividades físicas

Pessoas idosas também precisam cuidar da sua saúde física e não há nada melhor para isso do que a prática de exercícios ou atividades que trabalhem o corpo. Novamente, elas podem ser muito variadas. Sendo assim, uma caminhada leve, aulas de Pilates ou ir para a academia são estratégias igualmente válidas.

O importante é respeitar os limites do próprio corpo e, claro, seguir as recomendações médicas. Mas estimule os idosos e os inspire a mexer o corpo. Inclusive, uma boa ideia é acompanhá-los nessas atividades!

Reforce os cuidados com a aparência

Cuidar da aparência também é parte da autoestima e, infelizmente, muitas pessoas passam a se descuidar dela por conta da chegada da idade. Mas anos no calendário não são desculpa para que isso aconteça!

Sendo assim, ajude as pessoas idosas a se cuidarem. Forneça os materiais e, caso elas tenham limitações que dificultam a depilação, a manicure ou o corte de cabelo, dê aquela mãozinha. Isso pode ser feito a partir da ida a profissionais ou até mesmo em casa, como um gesto de grande carinho.

Permita que ela se engaje em atividades só dela

Por fim, respeitar a individualidade e a autonomia das pessoas idosas também é muito importante. Assim, é imprescindível estimulá-las a se engajarem em projetos próprios, que não tenham a influência de qualquer outra pessoa. Afinal, somos indivíduos únicos, com gostos particulares e preferências apenas nossas.

Faça o possível para que isso se torne parte da rotina das pessoas idosas da sua vida. Estimulá-las a aprender um novo idioma, a tocar um novo instrumento ou até mesmo a ver programas que gosta são pontos importantes para que a autoestima seja trabalhada. Todos precisamos de momentos e projetos só nossos.

Como podemos observar, estimular a autoestima da pessoa idosa é algo que não é só simples, mas também essencial. Com o amor próprio, eles conseguem se engajar em novas atividades e, assim, manter a mente e o corpo ativos e ter mais saúde e qualidade de vida.

Agora que você já conhece todas essas informações, que tal compartilhá-las com os seus amigos nas redes sociais? Assim, você ajuda outras pessoas a estimularem a autoestima ao longo da vida e do processo de envelhecimento, incluisve dento de seus próprios lares!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support