Artes em saúde: quais os benefícios para os idosos?
Artes em saúde são atividades que trabalham a criatividade como maneira de trazer mais qualidade de vida por meio da expressão dos sentimentos e do incentivo ao fortalecimento da identidade própria. Dessa maneira, o uso de cores, texturas, riscos e qualquer outro suporte que favoreça o ato da criação pode ser utilizado durante a atividade.
Assim, após a leitura deste texto você entenderá o que é a terapia artística, quais os benefícios e as principais atividades recomendadas. Além disso, também saberá onde procurar esses serviços. Vamos lá?
O que é terapia artística?
A terapia artística é uma maneira de desenvolver a comunicação em todos os aspectos que oportunizam a melhora na qualidade de vida. Muitas vezes, acumulamos lembranças e sentimentos que não deveriam estar guardados ou escondidos, pois trazem adoecimento físico e mental. As artes são ótimas formas de trabalhar a autoexpressão, facilitando o desenvolvimento da inteligência emocional e na autoestima.
Quais os benefícios das artes em saúde?
Imagine que você está pintando uma tela e escolheu a tinta azul escuro para começar. Enquanto o espaço é preenchido pelo pigmento, aparece a lembrança de um ente querido, já falecido. A pessoa usava uma camisa no mesmo tom de azul.
Logo, pintar aquele quadro é uma forma de acessar o sentimento da perda, criando algo de positivo, organizando e dando materialidade às emoções. Pois, agora, o sentimento está na tela e não mais apenas em você. Assim, é possível observar o azul pintado como quem consegue analisar a si mesmo, de um ponto externo. Por isso, vem dessa lógica os benefícios da terapia artística.
Dessa maneira, ao treinar seus dons artísticos, você pode se sentir mais motivado para fazer suas atividades diárias. Afinal, observar o crescimento em uma atividade que você nunca pensou que conseguiria desempenhar, é uma injeção de autoestima. Com isso, aliado às lembranças e sentimentos que podem aparecer durante a atividade, o autoconhecimento também é fortalecido.
Assim, pessoas que conhecem melhor os seus medos e desejos, são mais conscientes de si. O resultado é um melhor relacionamento interpessoal, pois você sabe as razões mais profundas daquilo que tira você do sério e aprende a separar o que são os seus sentimentos e o que são os sentimentos dos outros.
A consequência desse e dos outros benefícios é um aumento na qualidade de vida. Muitas vezes, atividades simples podem ampliar as maneiras positivas sobre como você observa a vida. Por isso, vale dar uma chance, reservando um espaço para fazer essas atividades. Afinal, aprender uma nova atividade pode ser uma ótima maneira de iniciar uma potente e criativa fase da sua vida.
Quais as atividades recomendadas?
Há muitas possibilidades de terapias artísticas. Afinal, a arte é um campo infinito de experimentação. Um exemplo interessante é a relação que pode acontecer das artes com a gastronomia, a computação, a ecologia, e por aí vai. Dessa forma, o bom das artes é a possibilidade de ultrapassar e misturar fronteiras. Separamos algumas atividades que podem ser um ótimo ponto de partida para ampliar sua qualidade de vida.
Canto
Cantar é uma atividade da fala que ajuda no desenvolvimento da percepção. Quando o canto é trabalhado, você fica mais atento aos múltiplos sons e tempos das músicas. Além disso, as músicas trazem diferentes sentimentos e histórias que você pode ter uma identificação direta e, assim, liberar sentimentos, trabalhando a intensidade de como eles aparecem.
Danças
A dança é uma terapia artística e atividade física que pode acessar sentimentos profundos, pois nela é possível reproduzir posturas que se teve em momentos tristes e felizes da sua história. Dessa forma, relembrar esses movimentos para conseguir recriar e trazer para o presente um novo frescor. A dança desenvolve a consciência corporal. Logo, você aprende a perceber os sinais que seu corpo comunica quando está triste, aflito, com medo, feliz, eufórico, ansioso.
Teatro
O palco é um espaço onde você é visto em que o seu corpo serve como um instrumento para dar voz a sentimentos. Semelhante ao canto e a dança, o teatro é uma arte onde você pode entrar em contato com emoções que não são suas, mas vem de você, através de personagens. O resultado é um aprendizado sobre aquilo que afeta você. Assim, o teatro é um modo importante de organizar as suas emoções.
Instrumentos musicais
Treinar a atenção plena pode ser algo alcançado ao tocar instrumentos musicais. É válido lembrar que a atenção plena, como a expressão sugere, acontece por meio de um estado mental que incentiva o foco no presente, percebendo emoções. Aprender a tocar teclado ou percussão irá desenvolver a percepção do ritmo e andamento das músicas, ampliando a maneira como você entende e aprecia as músicas.
Por onde procurar esses serviços?
Há muitas clínicas e espaços de saúde que oferecem esses serviços. Afinal, mais do que uma tendência, humanizar a medicina é um compromisso definitivo que deve ser seguido por empresas que sabem a importância de focar na reabilitação e prevenção do paciente idoso. Dessa forma, em uma rápida pesquisa na internet, você pode achar excelentes escolhas como o Grupo Cynthia Charone.
Grupo Cynthia Charone
O Grupo Cynthia Charone se preocupa com o envelhecimento ativo. Logo, seus diversos serviços clínicos atuam com o objetivo de ultrapassar paradigmas associados a essa idade. Esse estágio de vida também deve ser aproveitado em todas as suas possibilidades criativas e de experimentação. Dessa maneira, nossos serviços trabalham as artes em saúde, como a musicoterapia, por exemplo.
A valorização de terapias não medicamentosas tem crescido nos últimos anos como uma forma de trazer qualidade de vida e resultados menos danosos ao corpo. Ela pode adicionar avanços muito significativos em conjunto com outras terapias, com medicamentos ou não. Como vimos, as artes em saúde são um atalho incrível para acessar sentimentos difíceis e desconhecidos, gerando autoconhecimento.
Dessa forma, é pensando nos inúmeros benefícios da arte para a pessoa idosa que o Grupo Cynthia Charone criou os programas Viver Mais e Vitalidade. Neles, atividades de expressão corporal facilitam o estímulo cognitivo e emocional. Então, caso queira, conheça agora sobre as artes em saúde.